Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
Trade
Abear apoia elevação de capital estrangeiro em empresa aérea nacional
Imagem do Artigo: Abear apoia elevação de capital estrangeiro em empresa aérea nacional

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apoia a elevação da participação de capital estrangeiro em companhia aérea nacional de 20% para 49%, conforme publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Para as empresas aéreas associadas à Abear, toda a medida que alinha a aviação comercial brasileira com o mercado internacional é bem-vinda. “Essa iniciativa, somada às demais que estão em pauta na SAC (Secretaria de Aviação Civil) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é positiva na medida em que amplia o ambiente para uma aviação com custos mais baixos”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Entenda o caso:

Governo permitirá que estrangeiros sejam donos de aéreas no Brasil a medida ajudaria a salvar a Gol Linhas Aéreas

O governo editou na última quarta (2) uma medida provisória permitindo que um estrangeiro adquira o controle de uma companhia aérea brasileira desde que seu país de origem autorize empresas daqui a fazer o mesmo lá. Na prática, será possível comprar integralmente uma companhia nacional se houver acordo de reciprocidade. Para os demais casos, o governo elevará de 20% para 49% a participação de capital externo nas aéreas nacionais. A medida salva a Gol da bancarrota.

Os europeus estão interessados. A Ryanair, de baixo custo, já demonstrou apetite por operação própria no Brasil — acima até do novo limite de 49%. Isso será possível agora, mas mediante acordo prévio com a União Europeia.

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED