Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Hotelaria
AccorHotels traz um novo olhar para o mercado hoteleiro
Imagem do Artigo: AccorHotels traz um novo olhar para o mercado hoteleiro

Este ano, o maior evento de inspiração e formação do mercado hoteleiro, o Design & Technical Summit terá uma ampla programação e nomes renomados que trarão um novo olhar para o setor. Em sua terceira edição, o evento tem como foco a “experiência” com o objetivo de tornar as redes hoteleiras lugares de encontro e entretenimento para as pessoas, por meio de ações diferenciadas e personalizadas que surpreenda as pessoas, até mesmo antes do check-in. Por isso, mais que apartamentos aconchegantes, é preciso inovar e tornar cada hotel único, seja no modo de hospitalidade ou na inovação em design, serviços e de entretenimento. E este será o ponto central dos painéis e palestras do Design & Technical Summit, no próximo dia 28 de agosto, no Pullman Hotel, que reunirá investidores, profissionais do setor e as principais lideranças da indústria de arquitetura, construção, decoração, design, food & beverage e sustentabilidade, com o objetivo de incentivar e gerar novas ideias para este setor.

O fato é que a arquitetura, o design e a inovação tornaram-se elementos essenciais para o negócio hoteleiro. Por isso, cada vez mais, os projetos estão sendo desenhados para oferecer aos clientes as mais variadas experiências, pois a ideia é entregar algo além do esperado. “Trata-se de uma quebra de paradigmas, onde a indústria hoteleira deixa de ter a função de estabelecimentos comerciais e passa a ter características de espaços urbanos abertos e que tenham aconchegos de casa, não apenas para os hóspedes, mas para todos. E nós, da AccorHotels, estamos provocando este novo olhar e investindo em ambientes multifuncionais. Um bom exemplo é a inovação em nossos restaurantes, pois queremos que os visitantes permaneçam nos hotéis, não apenas pela comodidade, mas pela vivência de apreciar uma gastronomia única e num lugar inesquecível”, declara Paulo Mancio, SVP de Design e Construção da AccorHotels América do Sul.

E para enfatizar todos os elementos do novo cenário hoteleiro e do mercado geral, o Design & Technical Summit abordará as novas tendências de arquitetura e design, food & beverage, sustentabilidade e inovação.

Confira a programação do Design & Technical Summit:

Manhã – 9h às 13h

Tema: O Hotel do futuro – a influência do design na experiência do cliente

Palestrante: Paulo Mancio

Em constante busca por inovar, um dos nossos objetivos é desconstrução dos hotéis, quebrando paradigmas e conceitos ainda existentes e pensados apenas para o uso dos hóspedes. A proposta é torná-los em um hub de pessoas e serviços. Com isso, é necessário, cada vez mais, estudar o comportamento das pessoas, que tem mudado constantemente, sempre em busca por experiências ainda não vividas ou até mesmo no resgate de memórias.

Tema: O novo momento da Rede AccorHotels

Palestrante: Patrick Mendes

Na ocasião, o CEO da AccorHotels trará um cenário atual sobre a companhia, incluindo investimentos, aquisições e novos projetos com o novo conceito de hospitalidade.

Tema: Influência da tecnologia no comportamento das pessoas e no mercado financeiro

Palestrante: Guga Stocco – CEO da GR1D, cofundador da empresa de venture capital Domo Invest, embaixador do SRI International e conselheiro das empresas B3, TOTVS, Hapvida e Banco Carrefour.

Foco: A tecnologia e a inovação transformam a sociedade em diversas áreas como mercado financeiro, varejo e entretenimento. E de acordo com Stocco, a cada dia, temos um novo tema para discutir, das fintechs ao blockchain, além de um novo modelo de negócio para se inspirar. “Nesse mundo, é preciso aceitar que o erro faz parte do esforço de ditar tendências e que é preciso correr riscos e reavaliar estratégias para não ficar para trás”, diz.

Tema: A arquitetura de hotéis: do genérico ao sensorial

Palestrante: Arthur Casas – arquiteto

O sócio-fundador do Studio Arthur Casas refletirá sobre as transformações da arquitetura e dos interiores dos hotéis do início do século XX até os dias atuais. Ele trará exemplos icônicos de períodos em que as decorações eram previsíveis e genéricas, passando pelas décadas nas quais grandes arquitetos e designers assinavam os projetos e criavam ambientes dramáticos e surpreendentes até o momento mais recente – em que a prioridade são os hotéis integrados com o contexto da região onde estão inseridos e que convidem as pessoas a vivenciarem experiências e sensações, seja por meio da arquitetura, interiores ou serviços.

Tema: O poder transformador do design

Palestrante: Chiara Gadaleta – fundadora do Movimento ECOERA

O mundo está se transformando com grande velocidade e a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado prioridade na agenda das empresas. Chiara mostrará como as experiências conectadas ao design consciente podem se tornar ferramentas de mudanças nos negócios.

Tarde – 14h às 19h45

Painel Arquitetura e Design

Na busca pela quebra da padronização hoteleira, ou seja, pela desconstrução do conceito ainda existente e preparado para receber apenas os hóspedes; estudos e novos projetos estão sendo aplicados para atender um público que busca novas maneiras de viver, conviver e interagir. E para traçar este novo comportamento das pessoas e como ele interfere no novo modelo de negócios do setor, o Painel Arquitetura traz profissionais do universo da arquitetura com um olhar disruptivo. Jóia Bergamo – especialista em projetos residenciais e comerciais, trará sua percepção de como a hotelaria pode se transformar e apresentar, cada vez mais, ambientes onde as pessoas se sintam, verdadeiramente, em casa; Sérgio Athié – do renomado e premiado escritório Athié Wohnrath fará uma conexão entre o design e o comportamento das pessoas; e Vitor Penha destacará como os projetos onde o reuso e o reaproveitamento de materiais podem se transformar em uma arquitetura sensorial, onde a beleza da imperfeição convida o olhar para o novo. E para tornar este tema ainda mais interessante, Raul Juste Lores, redator-Chefe da revista Veja São Paulo, será o moderador do debate.

Tema: A experiência e seus sentidos

Palestrante: Kiko Sobrino – design e artista plástico

Para absorvermos uma experiência por completo é necessário explorar as percepções e os sentidos humanos. Em seu talk, Sobrinho dialogará sobre como trazer esses elementos à tona e despertar no observador tais emoções.

Tema: O Poder das Experiências

Palestrante: Ricardo Natale – publicitário, jornalista e designer gráfico

Em um mundo corporativo dominado pela rotina e pelos “quarters”, empresas e pessoas estão deixando de lado a importância das emoções, das relações humanas, dos laços de amizade e das experiências únicas. Com mais de 1.500 experiências corporativas realizadas, o empresário Ricardo Natale, CEO do Experience Club, mostrará como é possível criar momentos inesquecíveis no ambiente empresarial.

Tema: Live your time – Um novo visual do tempo

Palestrante: Hans Donner – design

Com diversas exposições em Paris, Londres, Roma, Milão e Nova Iorque; Donner é considerado um dos mais respeitados designers do nosso tempo e trará um pouco da sua vivência no mundo da arte da inovação aliada ao design. “Uma nova forma de perceber a passagem do tempo é não apenas possível, como necessária. Portanto, seria oportuno poder desfrutar de um tempo que lembrasse às pessoas de que é preciso vivenciar cada momento como se fosse único”, declara.

Painel F&B + Experience

O mercado mudou, assim como as pessoas. Por isso, inovar na área de food & beverage tem sido um dos pilares para o novo momento do setor hoteleiro. “Mais que um menu sofisticado, é primordial entender e atender o desejo do público para que todos vivenciem e tenham novas experiências sensoriais. Pois o paladar é um dos sentidos mais sensíveis e, por tanto, um item essencial para a ativação do olfato, da visão e do tato. E nós acreditamos que o momento das refeições é um dos principais ingredientes também para conectar pessoas”, declara Zilca Saldanha – Project Manager da AccorHotels e moderadora do Painel F&B + Experience, que trará mais que sugestões de serviços, mas experiências. E para falar sobre estes assuntos, o evento contará com a participação de Erlise Tancredi – referência em design de cozinhas de renomados estabelecimentos – apontará como a mudança de comportamento e o mindset pode influenciar no sucesso de um restaurante; Lucas Demetrescu – F&B Manager da AccorHotels – trará sua ampla expertise na gastronomia mundial apontando os fatores de sucesso de um restaurante e/ou bar com base nas experiências dos clientes; Beetto Saad – publicitário e jornalista – retrará sua vivência com um olhar diferenciado sobre suas experiências no setor de entretenimento; e Marcelo Fernandes – empresário do segmento de alimentação e um grande incentivador da gastronomia brasileira – destacará a importância do design, da escolha do chef e do menu.

Tema: Climatização: Muito além do que você imagina

Palestrantes: Raimundo Ribeiro e Daniel Fraianeli, executivos da LG

Foco: Como as tecnologias inovadoras permitem melhorar o conforto dos hóspedes, sustentabilidade, design e retorno de investimento dos operadores hoteleiros são alguns dos pontos da palestra dos executivos da LG. “Mostraremos que o sistema de climatização é parte integrante da experiência do hóspede, de maneira muitas vezes inesperada, mesmo quando ele não está ciente”, ressalta Raimundo Ribeiro – Sênior Manager da LG.

Tema: Sobre amor, design e ciborgues

Palestrante: Guto Requena – arquiteto

O impacto das novas tecnologias no design, nas grandes metrópoles e no nosso modo de viver serão alguns dos tópicos para reflexão. Informatização do cotidiano, interação, cibercultura e memória, cultura ciborgue, sustentabilidade e as cidades do futuro são alguns dos pontos da apresentação. Mais que abordá-los, Requena trará exemplos reais de projetos realizados, pelo Estudio Guto Requena, com foco em suas experiências de inovação, arte pública, arquitetura e tecnologias interativas. Entre eles: o Love Project, Criatura de Luz, Pavilhão Dançante e Me conta um segredo.

Prêmio Design & Technical Summit

E para enaltecer toda a cadeia produtiva o Fernando Mariante, Project Manager e responsável pela organização do prêmio na AccorHotels, anunciará os vencedores do Prêmio Design & Technical Summit. Com o tema “Um espaço 100 funções” o objetivo é incentivar e fomentar novas ideias, sistemas, projetos em hospitalidade e irá eleger os projetos de maior destaque seguindo os critérios de design, sustentabilidade, inovação, tecnologia, eficiência em processos, viabilidade, originalidade, ousadia e criatividade. Ao todo são três categorias: Estudantes, Profissionais (arquitetura, design, hotelaria e construção civil) e Produtos e Serviços voltados para o mercado hoteleiro. “Mais que premiar os trabalhos, o nosso objetivo é incentivar e fomentar novas ideais, novos sistemas e soluções para o setor”, finaliza.

De acordo com Paulo Mancio, SVP de Design e Construção da AccorHotels América do Sul, o Design & Technical Summit será uma oportunidade para conhecer e compartilhar tendências mundiais de arquitetura, inovação e design com uma nova percepção de hospitalidade.

Outro grande destaque do Design & Technical Summit será a homenagem, da AccorHotels, para o grande mestre da arquitetura Paulo Mendes da Rocha, por sua relevante contribuição à arquitetura nacional e internacional.

Design & Technical Summit

Data: 28 de agosto

Horário: 8h00 às 19h45

Local: Pullman Hotel – Rua das Olimpíadas 205 – Vila Olímpia/SP

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED