Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
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Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos faz Estudo anual, que traça o perfil do viajante de navios
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Quando gostamos de alguma coisa, além de indicá-la para outras pessoas, queremos repetir a dose. Foi o que aconteceu com 88,8% das pessoas que viajaram de navio na temporada 2016, que, segundo estudo da CLIA BRASIL (Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos) em parceria com a FGV, confirmaram sua pretensão em fazer outra viagem em alto mar.

 

Os cruzeiros marítimos têm como principal característica oferecer uma viagem completa, livre de preocupações. Quem compra um cruzeiro leva, automaticamente, transporte, hospedagem, alimentação all inclusive e entretenimento a bordo. Na temporada 2016, 63,8% das pessoas que navegaram estavam vivendo essa experiência pela primeira vez.

 

A mesma pesquisa mostra que as mulheres são maioria nas viagens de navio no Brasil. Em 2016, elas representaram 56,5% dos viajantes que gostam de aproveitar momentos em alto mar. Outro dado interessante é que 64,9% dos passageiros são casados, enquanto 24,7% são solteiros e 10,4% divorciados ou viúvos. O estudo ainda destaca que 32% dos turistas viajaram em família e quase 31% em grupos de amigos.

 

As faixas etárias são muito variadas, já que as companhias costumam oferecer viagens para todos os tipos de público e tem apostado cada vez mais em viagens segmentadas, desde navios com shows de artistas famosos até cruzeiros fitness. O estudo mostra que 23,2% dos passageiros da última temporada tinham entre 25 e 34 anos, enquanto 20% tinham de 55 a 64 anos e 8,7%, mais de 65 anos.

 

Graças a sua ótima relação entre custo e benefício e às diversas categorias oferecidas pelas armadoras, os navios contaram com 33,1% de pessoas com renda média entre R$ 2.501 e R$ 5 mil, enquanto o percentual de passageiros com renda abaixo de R$ 2.500 (17,4%) e acima de R$ 10 mil (17,6%) foi bem similar. Já no ranking de estados de origem dos turistas, os cinco principais são respectivamente São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

O Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da CLIA BRASIL (Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos), traz outros dados do setor e pode ser acessado pelo site da entidade.

 

 

 

Sobre a CLIA BRASIL

 

A CLIA BRASIL é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australia.

 

A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros.

 

Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.

 

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