Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Hotelaria
Imagem do Artigo: Carta aberta sobre a importância da contribuição do Room Tax para a sustentabilidade financeira dos CVBx

Em momentos de ajustes e redução de investimentos e corte de custos, é necessário lembrar ao mercado hoteleiro e de agências de viagem que a parceria com os Convention Bureaux deve ser estimulada e mantida como um sopro de promoção do destino e das ações visando captação de eventos.

A parceria, nesta fase de crise, deve ser incrementada e não suprimida pois é na valorização da sua hotelaria que reside a hospitalidade do destino.

O  mercado de eventos está em plena transformação, impactando diretamente nos meios de hospedagens e espaços de eventos.

Com um cenário econômico e político incerto, é natural que as organizações e entidades associativas procurem reduzir seus custos ao máximo para, assim, viabilizar suas reuniões, encontros e eventos.

Desta forma, a partir do nosso trabalho diário próximo a entidades e empresas do setor, identificamos que há:

ü Menos disponibilidade do visitante/hóspede de permanecer no destino;

ü Menos pessoas participando juntas do mesmo evento;

ü Uma redução considerável no orçamento para patrocínios;

ü Uma redução nos serviços de alimentos, bebidas, decoração e equipamentos para os eventos.

Por isso, mais do que nunca, precisamos nos unir, ir a campo e identificar novas oportunidades.

Apesar das transformações deste mercado, há um interesse crescente em nosso país e, principalmente, no estado mais pujante da América Latina: São Paulo, juntamente com a cidade de São Paulo, onde tudo acontece!

Apenas para se ter uma ideia, de janeiro a março realizamos mais de 300 contatos com entidades nacionais e internacionais por meio de cartas, telefonemas, reuniões presenciais e conference calls. Seguimos trabalhando firmemente na captação e prospecção de mais de 400 eventos nacionais e internacionais para anos futuros, de agora até 2027.
Não podemos parar, mas, para isso, precisamos muito do apoio e comprometimento da hotelaria.

A Fundação 25 de Janeiro –  São Paulo Convention & Visitors Bureau realiza seu trabalho de promoção do destino São Paulo sem depender de financiamento e convênios públicos, em contraponto a destinos proeminentes no mundo, como Barcelona, Viena, Paris, Madri, Londres e Cingapura, cuja estrutura de seus escritórios de turismo é mantida graças à união do setor público estruturado e de empresários do setor privado.

Assim, nosso apelo neste momento é que continuem orientando suas equipes de vendas, comerciais e de recepção a manterem a contribuição do room tax  (principal fonte de renda do SPCVB) na parametrização do sistema e nas negociações com o mercado corporativo.

Não ignoramos as dificuldades que o mercado enfrenta no presente, principalmente na revisão dos custos, mas, ao excluir oroom tax no momento, acaba impactando diretamente nas ações que visam aumentar a taxa de ocupação para os próximos meses e anos.

Precisamos trabalhar o dia a dia mas, mais do que nunca, trabalhar também pelo médio e longo prazo. E é o que nossas equipes técnicas estão fazendo árdua e continuamente, em prol da sustentabilidade do setor.
Atenciosamente,

Toni Sando de Oliveira, presidente executivo