Feiras & Eventos
Chile é ‘convidado de honra’ da APAS e anuncia o Brasil como destino número um das exportações de Azeites de Oliva
Imagem do Artigo: Chile é ‘convidado de honra’ da APAS e anuncia o Brasil como destino número um das exportações de Azeites de Oliva

Entre os dias 4 e 7 de maio, o Chile participa pela terceira vez consecutiva da APAS – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte. Com duas ilhas que somam 150 m² – dobrando o espaço desde sua primeira participação -, o país será o ‘convidado de honra’ do evento, com a presença do embaixador chileno no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, e de Roberto Paiva Reinero, diretor do ProChile, órgão responsável por promover as exportações chilenas.

É no contexto da APAS que o Chile anuncia fatos importantes para o setor alimentício nacional e internacional: desde o final do ano passado, o Brasil é o destino número 1 das exportações de Azeites de Oliva – superando os Estados Unidos, que até o ano passado lideravam o ranking. Após o lançamento da marca Azeite de Oliva na APAS de 2014 as exportações tiveram um acréscimo de 65%. Também tiveram destaque no setor os frutos secos do Chile: em 2014 o país ocupou o primeiro lugar no ranking de importações feitas pelo Brasil desses produtos. Além do destaque do azeite e dos frutos chilenos no mercado brasileiro, o país segue líder no ranking de importações de vinhos – fechou 2014 com 35% do mercado – e produtos do mar com 39% de participação. Salmão do Chile é o protagonista na lista e já faz parte do cardápio do consumidor. Mas outros peixes e frutos do mar – com destaque para os mexilhões – começam a ocupar espaço, principalmente na alta gastronomia.

“Temos uma alta presença no setor de alimentos no Brasil e a participação na APAS reforça nosso interesse em continuar expandindo nossa presença no mercado brasileiro. O evento tem um efeito multiplicador, pois todo o retail do País está focado no segmento durante os quatro dias da feira, o que nos oferece uma excelente oportunidade para abrir novos mercados e reforçar nossa participação naqueles em que já atuamos”, resume Roberto Paiva, diretor do ProChile.

Oscar Paez, do ProChile Brasil, também explica que a APAS se consolida como um importante instrumento de negócios para o setor alimentício, tornando-se um dos eventos mais importantes para o Chile, com destaque na participação do país na feira deste ano, onde é o Convidado de Honra. “Muitas empresas que participaram em 2013 e 2014 voltam este ano. Esse é um indicativo de como os empresários chilenos avaliam, positivamente, sua presença na feira.”

 

Exportações 

Em 2014 foi a primeira vez que as exportações de bens (categoria que abrange os alimentos) para o Brasil foram maiores do que as exportações de cobre: US$ 2.198 milhões e US$ 1.874 milhão, respectivamente. As exportações de bens registraram aumento de 6% em relação a 2013. 

De acordo com o ProChile, participar da APAS, a grande feira do segmento varejista, é parte da estratégia chilena para descentralizar a gestão e apresentar seus produtos a outros polos consumidores, já que o evento recebe profissionais de todos os estados do Brasil. Isso também reflete o planejamento estratégico do Chile, que espera ocupar, até 2020, o ranking dos 10 principais países exportadores no setor. Atualmente, o país ocupa a 17ª posição segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O ProChile tem como nova ênfase somar Pequenas e Médias Empresas ao intercâmbio comercial entre Chile e Brasil.

Foods from Chile

Será durante a APAS que o Chile vai desenvolver a primeira atividade de sua campanha internacional de alimentos, a Foods from Chile. O Brasil foi o primeiro escolhido para comunicar a campanha, que depois será apresentada na Europa, Ásia e Estados Unidos.

“O nosso objetivo é reforçar, através de uma campanha internacional do nosso país, os principais atributos que diferenciam nossa oferta, que são segurança, qualidade, rastreabilidade, garantia internacional e o sabor natural dos nossos produtos. Esses atributos são inerentes a todas as nossas marcas setoriais: Salmón de Chile, Azeite de Oliva, Wines of Chile e AMICHILE [mexilhão]”, finaliza Oscar Paez.

 

Confira no box abaixo os destaques das 14 empresas que apresentam seus produtos na APAS 2015 

Empresa Produto
Aceite de Oliva Izaro Premium Blend Azeite de oliva extravirgem (blend de 5 variedades)
Agrofoods Central Valley Chile S.A. Pêssego em conserva,  conservas de coquetel de frutas, conserva de pêras, concentrado de pêssego  30-32° bx; concentrado  pera  30-32° bx.
Agrosuper Brasil Frango, peru, carne de porco, salmão fresco e congelado.
Alonso Premium Extra Virgin Olive Oil Azeite de oliva extravirgem
Blumar Seafoods Salmão (fresco/congelado), Merluza congelada, Empanados de Merluza, Mexilhão congelado, Jurel inteiro congelado.
Bodegas y Viñedos de Aguirre S.A. Vinho Carmenere/Cabernet Sauvignon, Cabernet Sauvignon, Cabernet Sauvignon Reserva, Syrah/Merlot, Chardonnay, Carmenere Reserva, Syrah, Chardonnay Reserva.
Balduzzi Wines Vinhos engarrafados, cepas finas.
ChileOliva Azeite de Oliva Extra Virgem.
Donoso Group Vinhos finos de alta gama e Azeite de Oliva Extra Virgem, 0,2% de acidez.
Fruselva America SPA Polpa de fruta e polpa de fruta combinada com iogurte, leite, cereais e verduras, Babyfood, Orgânicos
Integra Chile Congelados: filé de salmão, salmão inteiro e em partes, porções de salmão, Salmão Coho HG, Truta HG.
Monteolivo Azeite de oliva extravirgem.
Surfrut Group Cereja Marrasquino, Purê de frutas, Vinhos do Chile em todas as qualidades, Chips de Maçã.
Viña Ravanal Vinho engarrafado.

 

Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.

 

***Todos os dados informados têm como fonte a Inteligência Comercial do ProChile, com dados do Banco Central do Chile, do Serviço Nacional de Aduanas e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

 

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED