Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Corporativo
Educação e Turismo foram assuntos de encontro promovido pelo Skål São Paulo
Imagem do Artigo: Educação e Turismo foram assuntos de encontro promovido pelo Skål São Paulo

Transformar a educação propondo novos paradigmas e demonstrar que é possível fugir do modelo tradicional com resultados efetivos – e melhores – para crianças e famílias. Foi esta premissa que o Projeto Âncora, reconhecido internacionalmente pelo modelo inovador usado para aprendizagem de crianças e adolescentes na região metropolitana de São Paulo, levou, na manhã do último dia 30, a empresários e líderes do Turismo, em São Paulo.

“Educação tem tudo a ver com o Turismo, e nós, empresários do trade, não podemos ficar alheios a uma causa tão relevante”, afirma o presidente do Skål São Paulo e conselheiro do Projeto, Aristides Cury, que organizou o encontro.

O Âncora foi idealizado pelo ex-presidente da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagem, Walter Steurer (já falecido), e por sua esposa Regina, e nasceu em 1995 após diversas visitas do casal a ONGs que ofereciam trabalhos transformadores pelo Brasil. Em 20 anos de existência, já beneficiou mais de 6 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em periferias dos municípios de Osasco, Carapicuíba, São Paulo, Embu das Artes e Cotia.

Em uma área de 12 mil m2, o Projeto oferece, além de diversas oficinas, ensino gratuito da educação infantil ao ensino fundamental, com metodologia que parte da prática para a teoria, ou seja, as disciplinas do currículo obrigatório são aplicadas por meio de projetos, vivências, roteiro de estudos, grupos de responsabilidade e rodas de reflexão com o envolvimento direto das crianças, priorizando seus interesses e necessidades. Tudo aprovado pelo MEC.

“Lá não temos divisão por séries, aprendemos com diferentes tipos de projetos e com nossos tutores. Nas aulas tradicionais, muitas vezes são passados conceitos que são decorados para uma prova e depois esquecidos, mas quando estes conceitos são aplicados na prática, em atividades do dia a dia, a gente aprende de verdade”, afirmou Mariana Santino, 13 anos educanda da escola Projeto Âncora, durante o encontro.

Além de Mariana Santino, participaram do debate Lohan Apezato (13), Merislane Vieira de Oliveira, mãe de aluno, e o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, para um bate-papo com o público, moderado pela a co-fundadora do Âncora, Regina Steurer. “Somos do tempo das escolas públicas, mas hoje a realidade mudou. A qualidade do ensino piorou muito e a proposta do Âncora traz um benefício real para estas crianças”, acredita Sando. “Vocês estudaram no passado, eu estou na escola do presente, como será a escola do futuro?”, concluiu Lohan, que recebeu aplausos da plateia.

“A educação brasileira precisa de uma revolução. Desconstruímos um modelo ultrapassado para construir um novo jeito de fazer educação, mais adequado para a realidade do século XXI. A exemplo do que acontece na Finlândia, queremos continuar entre os modelos de escolas inovadoras”, enfatiza Walter Teixeira, presidente do Projeto Âncora.

Em um café da manhã oferecido pelo Higienópolis Hotel & Suítes, com o apoio da CBS Comunicação, da MW Way e da R1 Soluções Audiovisuais, o encontro reuniu empresários do trade turístico, autoridades, representantes de entidades e imprensa. Outros detalhes no site: www.projetoancora.com.br

 

Sobre o Skål

O Skål é uma associação Internacional de profissionais de turismo, com sede na Espanha e atuação em diversos países, que visa promover o turismo local, nacional e mundial por meio do network. É o único grupo internacional que une todos os ramos da indústria de viagens e turismo – seus mais de 15 mil associados de 400 clubes, empresários, gestores da indústria e executivos, encontram-se local, nacional, regional e internacionalmente para discutir temas de interesse comum e contribuir com o desenvolvimento do setor em cada uma das localidades. O de São Paulo completou 60 anos. www.skalsp.com.br

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED