Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Trade
Em reunião com a UNEDESTINOS, Embratur detalha planejamento
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Com presença massiva dos membros da UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, e da EMBRATUR, Instituto Brasileiro de Turismo, foi realizada uma nova reunião durante a WTM Latin America. O encontro teve como pauta o novo planejamento para promoção do Turismo nacional e internacional dos destinos brasileiros, que convergem para a prática de “redes”.

A apresentação da Embratur abordou três medidas imediatas para o turismo no Brasil: flexibilização do modelo institucional; realocação dos recursos para promoção nacional e internacional; isenção de vistos; e campanhas na mídia internacional. De acordo com o instituto, o objetivo é criar uma rede de promoção do turismo brasileiro, com metas até 2020.

Ainda foi detalhado o planejamento de atuação, prometido com o novo modelo para a Embratur, envolvendo escritórios regionais, internacionais, campanhas digitais, CVBs, órgãos estaduais, instituições do trade, o Itamaraty e polos diplomáticos. “Com essas ações, Brasil estrará no radar de destinos que, até então, não eram emissores para o Brasil, seja para lazer, negócios ou eventos”, disse Vinicius Lummertz, Presidente da Embratur.

Michael Nagy, Vice-Presidente de Projetos da UNEDESTINOS, traçou um paralelo como trabalho da entidade. “Na verdade, já somos uma rede. Somos representantes do Brasil de uma forma geral. Uma das ações já combinadas é que sempre que um profissional associado estiver presente em uma feira ou evento, será representante de toda a entidade”, detalhou.

A Embratur indicou que, com as medidas, são projetados que, de 6 milhões de visitantes internacionais, passem para 12 milhões até 2020, com US$19 bilhões em receita cambial e aumento do ticket médio do turista.

“Hoje, o turismo é muito maior do que era há 50 anos, quando a Embratur foi criada. Por isso, são necessárias mudanças e inovações”, disse Lummertz, completando: “Hoje o Brasil é, apesar da crise atual, é um dos maiores exportadores de alimentos do planeta. Resultado de 40 anos de trabalho. Ou seja, tem condições para tanto. Só há uma área com as mesmas condições para o País ser campeão mundial: o turismo. Aqui tem música, cultura, natureza e muito mais. O maior potencial dos próximos anos somos nós. Mas, por outro lado, no ambiente de negócios, há ainda muito para melhorar”. Lummertz solicitou apoio a UNEDESTINOS no posicionamento para evitar o corte nos recursos do Ministério do Turismo e para o processo para transformação do instituto em agência.

Bruno Herbert, Presidente da UNEDESTINOS, concordou com o sentimento e desejo de transformação, de querer entender o mercado e suas necessidades. Uma nova reunião será marcada para detalhamento do planejamento para atingir as metas.

No mesmo dia, foi realizada assembleia geral da UNEDESTINOS, com apresentação de contas do ano fiscal 2016 e planejamento 2017, aprovados por aclamação.

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