Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Feiras & Eventos
FIT Pantanal 2016 aconteceu de 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na cidade de Cuiabá
Imagem do Artigo: FIT Pantanal 2016 aconteceu de 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na cidade de Cuiabá

por João Zuccaratto

Feira apresentou ao Brasil e ao mundo o potencial de atrações presentes no maior Estado do Centro-Oeste do País. Gastronomia regional, turismo etnológico, financiamento dirigido, incentivo à aviação regional e Rodada de Negócios foram destaques durante grande evento.

 

O Brasil tem um potencial incalculável para atração para turistas de todo o mundo. Com tamanho continental e dividido em cinco regiões geográficas, seu Distrito Federal e mais 27 Estados, cada um a seu modo, pode trabalhar os diversos segmentos nos quais o turismo está dividido. O Estado do Mato Grosso, com sua capital Cuiabá, a par disso, vem dando passos importantes para se destacar neste mercado extremamente disputado.

Polo de expansão das fronteiras de agricultura e de pecuária, capacita-se para ampliar cada vez mais a captação de eventos ligados ao turismo de negócios, inclusive os de âmbito internacional: congressos especializados, encontros mundiais, exposições industriais, feiras agropecuárias, mostras tecnológicas, seminários temáticos etc. Ao mesmo tempo, tem um acervo inigualável de opções relacionadas ao turismo de lazer.

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

Abrigando em seu vasto território porções generosas de três biomas mais significativos em todo o planeta — Amazônia, Cerrado e Pantanal —, além da região banhada pelo Rio Araguaia, são incontáveis as possibilidades a serem oferecidas dentro do turismo de aventura e ecoturismo. O acervo de lagoas, lagos, cachoeiras, cavernas, corredeiras, desfiladeiros, matas, montanhas, represas, reservas e rios é praticamente inesgotável.

Um capricho especial da natureza distribuiu toda esta riqueza quase igualmente por todos os pontos do Estado do Mato Grosso, beneficiando seus 141 Municípios. O mesmo se dá quanto a apresentações culturais, gastronomia regional, festas religiosas, manifestações folclóricas e patrimônio histórico, além da presença de diversas tribos de nativos vivendo em áreas de proteção. Ou seja: está tudo lá, pronto a ser desfrutado!

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

Foi com a intenção de mostrar este grande potencial tanto ao Brasil quanto ao exterior que o Governo do Estado e os setores privados promoveram a primeira edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal — FIT Pantanal, de 20 a 24 de abril, na cidade de Cuiabá. Desenvolvida sob o tema “Turismo: um grande negócio”, o evento atraiu mais de 100 mil visitantes, somando profissionais especializados e público consumidor final.

Na abertura do evento, o governador do Estado do Mato Grosso, Pedro Taques, chamou atenção para a posição estratégica da cidade de Cuiabá, abrigando o Centro Geodésico da América do Sul: “Vamos criar a partir daqui a via de acesso do Brasil para o Oceano Pacífico, e contribuir para ampliar as opções de voo já existentes para Estados Unidos da América eEuropa a partir da cidade de Santa Cruz de la Sierra, tão próxima a nós.”

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

Pedro Taques ressaltou que a FIT Pantanal 2016 não era uma feira do Governo, e sim uma iniciativa do empresariado local com apoio oficial: “Governo algum sabe fazer o turismo. Quem sabe são os empreendedores envolvidos na atividade. Apoiamos. Vamos seguir apoiando e criando os mecanismos oficiais necessários ao desenvolvimento. Este é o papel de um Estado cujo lema oficial traz, enfaticamente, o termo ‘transformação’.”

O secretário de Turismo do Estado de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, corrobora esta visão, ressaltando o caráter sustentável do processo. “Não queremos turismo causador de depredação. E sim de valorização, de preservação, para o usufruto eterno das nossas riquezas naturais. Que outro local em toda a Terra tem a oferecer três biomas ao mesmo tempo: Amazônia, Cerrado e Pantanal? Só nós! Sem esquecer o Araguaia, fique claro!”

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

Para ampliar a divulgação da FIT Pantanal 2016 e os potenciais turísticos do Estado do Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta à qual o turismo está subordinado, patrocinou a vinda de 40 jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil e seis oriundos da Europa: Alemanha, Holanda e Inglaterra. Ao final do evento, foi anunciada a data da FIT Pantanal 2017: será de 20 a 23 de abril do próximo ano.

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

Detalhes da qualidade com que a Feira Internacional de Turismo do Pantanal — FIT Pantanal 2016 foi desenvolvida:

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 

FIT Pantanal 2016: novo turismo do Estado do Mato Grosso para o Brasil e o mundo

 


 

 

Matéria desenvolvida a partir dos seguintes investimentos do Governo do Estado do Mato Grosso:

 

• Participação no fampress de jornalistas brasileiros e estrangeiros, dias 16 a 19 de abril de 2016, pelos seguintes destinos do Estado do Mato Grosso: Município de Cáceres, Município de Chapada dos Guimarães, Município de Campo Novo dos Parecis, Município de Cuiabá,Município de Jaciara e Município de Nobres; e,

 

• Acompanhamento da Feira Internacional de Turismo do Pantanal — FIT Pantanal 2016, dias 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na cidade de Cuiabá, capital do Estado.

 

 

 

 

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED