Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Destinos
Guarujá sedia 3ª Semana da Mata Atlântica
Imagem do Artigo: Guarujá sedia 3ª Semana da Mata Atlântica

Guarujá sediará a 3ª Semana da Mata Atlântica, de 27 a 29 de maio, reunindo representantes locais e dos nove municípios da Baixada Santista, além de órgãos especializados que apresentarão projetos e atividades já desenvolvidas em suas cidades. O objetivo é enfrentar o desafio de conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente, inserindo a população nesse contexto.

Os representantes dos municípios poderão apresentar novas ideias de atividades e estudos, que estimulam os munícipes a se tornarem protagonistas de programas e projetos voltados a sustentabilidade, com a mensagem principal do evento: “O Homem envolvido pelo Bioma Mata Atlântica”.

O objetivo principal da 3ª Semana da Mata Atlântica é tornar o que foi pensado e proposto durante o evento em ações regionais, em toda a Baixada Santista, que contribuam para a preservação do bioma (conjunto formado pelo clima, vegetação, hidrografia e relevo de uma determinada região).

A 3ª Semana da Mata Atlântica está sendo organizada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por meio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com a participação dos nove municípios da Baixada Santista. A coordenação da edição deste ano é de responsabilidade da prefeitura de Guarujá.

Programação

A abertura da 3ª Semana da Mata Atlântica será no dia 27 ,às 19 horas, no Delphin Hotel (Av. Miguel Estéfno, 1295 – Enseada).

No dia 28 serão desenvolvidas atividades pontuais e permanentes nos municípios participantes, como: palestras, passeios de barcos e dentro das matas por meio de trilhas ecológicas, visitas às comunidades tradicionais e a locais urbanos integrados na mata, entre outras ações.

No dia 29, das 15 às 18 h, na Unaerp, (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), será realizada uma mesa redonda na qual serão debatidas e apresentadas propostas para a preservação e ampliação da Mata Atlântica remanescente na Baixada Santista. Uma palestra do secretário estadual de turismo, Roberto de Lucena encerra oficialmente o evento a partir das 19 horas.

Mata Atlântica – É o segundo bioma mais importante do País. É tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio histórico da humanidade, devido a sua biodiversidade. Ela abrange quase toda a costa do Brasil, além de partes do Paraguai e da Argentina. É considerada a mais rica entre as florestas tropicais úmidas de todo o planeta e possui diversas espécies endêmicas, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada, ameaçados de extinção.. A partir da colonização europeia, no século XVI, a Mata Atlântica passou por intenso processo de desmatamento. Na época, o pau-brasil foi o principal alvo de extração e exportação. Atualmente, no Brasil, resta menos de 10% da cobertura vegetal original, a maior parte na Serra do Mar.

 

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED