Feiras & Eventos
INSIDE 3D PRINTING
Imagem do Artigo: INSIDE 3D PRINTING

A impressão 3D tem ganho diversos mercados em função da variedade de soluções que apresenta para setores como a medicina e veterinária, arquitetura e construção, automotivo, indústria aeroespacial, brinquedos, agricultura, entre outros. Toda essa tecnologia será apresentada no Brasil, durante a INSIDE 3D PRINTING, feira e congresso internacional, que será realizada nos dias 9 e 10 de março, no World Trade Center, em São Paulo.

Já realizado em Cingapura, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e China, o evento reunirá pesquisadores, a indústria, investidores e os maiores especialistas e fornecedores mundiais de soluções para impressão 3D.

O congresso, que contará com a presença de especialistas mundiais do setor, abordará temas como a manufatura aditiva e inovação, o desenvolvimento de próteses customizadas em liga de titânio e os avanços da bioimpressão (órgãos e pele). Vai discutir também o impacto da impressão 3D no instituto da propriedade intelectual, assim como o impacto em diversos segmentos da economia.

Além do congresso, a INSIDE 3D PRINTING contará com uma área aberta de exposição, onde serão demonstradas as diversas tecnologias de impressão, os novos equipamentos do mercado e sua funcionalidade.

Os organizadores do evento esperam a presença de empresários, investidores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais da área médica, fabricantes entre outros.

Mercado em crescimento – o setor de impressão 3D já tem quase 30 anos e tem alcançado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados. O preço das impressoras hoje varia entre cerca de U$$ 2.000 e U$$ 300.000.

Segundo a consultoria Wholers Associates, o mercado global de manufatura aditiva e impressoras 3D atingiu 3,07 bilhões de dólares, em 2013. A expectativa é que o faturamento aumente para 12,8 bilhões de dólares até 2018 e ultrapasse os 21 bilhões de dólares até 2020.

Além da questão das patentes, a tendência de crescimento desse setor se dá por conta dos desenvolvimentos de novos produtos que podem ser impressos (plásticos, metais e cerâmicas), assim como a demanda dos mercados por produtos sofisticados e de precisão. Estima-se que hoje 95% dos objetos fabricados com essa tecnologia envolvam o mercado industrial. Ou seja, grande parte das impressões 3D serve para a elaboração de protótipos de testes para determinadas produções em massa. Esse nicho de negócios continua em expansão, mas há, agora, uma nova fronteira que está sendo explorada.

Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora da INSIDE 3D PRINTING no Brasil, é importante que o Brasil participe dessas discussões e trocas de informações por se tratar de um nicho de oportunidades. “Nesse sentido, o evento será importante palco para a disseminação de informações técnicas e de mercado, no intuito de promover o desenvolvimento e a geração de negócios”, completa a executiva.

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED