Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Artigos
Mercado de Oportunidades

De acordo com o relatório de impacto econômico produzido pelo Conselho Mundial do Comércio e Turismo, em 2024, a indústria da hospitalidade terá criado cerca de 4 milhões de empregos diretos no mundo, o que representará um aumento anual de quase 2% ao longo dos próximos dez anos.

No Brasil, as previsões também seguem esta curva de crescimento para a geração de emprego, acompanhadas por um aumento do investimento para a próxima década de pouco mais de 6%. Isto inclui ganhos significativos em toda a cadeia de hotéis; agências de viagem; companhias aéreas e outros serviços de transporte; restaurantes e indústria dedicada ao lazer relacionada diretamente ao turismo. A realização da Copa do Mundo em 2014 e a preparação para as Olimpíadas do próximo ano no País estão contribuindo para o desenvolvimento do setor, fazendo com que os destinos turísticos nacionais ganhem visibilidade, despertando o hábito de viajar de um mercado potencial estimado em 60 milhões brasileiros.

Estas excelentes expectativas de crescimento transformam o turismo em uma opção de trabalho cheia de oportunidades e altamente enriquecedora para o desenvolvimento pessoal e profissional no Brasil e no mundo. Não só em nível local, mas também macro, o desenvolvimento de talento humano para lidar com o crescimento hoteleiro e de setores afins é substancial para que os países possam aproveitar o impacto positivo de uma indústria turística em pleno auge.

Neste contexto, universidades como a “Les Roches International School of Hotel Management” desempenham um papel importante na educação de novas gerações de profissionais prontos para liderar em um cenário amplamente global, diversificado e multicultural. Notamos como cresce a cada ano o número de estudantes de todo o mundo chamados a seguir essa vocação, graças aos seus campi internacionais. Seus programas de modelo de educação em hotelaria equilibram a formação teórica e prática para o aluno poder desempenhar uma função de imediato e avançar posições de liderança dentro do setor. Com campi na China, Espanha, Jordânia e sede na Suíça, Les Roches é considerada uma das três melhores universidades do mundo para uma carreira internacional em administração hoteleira, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria TNS (Taylor Nelson Sofres) em 2013.

Atualmente, o setor exige um nível muito mais elevado em todos os sentidos e suas expectativas devem ser atendidas. As novas tecnologias e sua aplicação ao turismo estão transformando o mercado, daí a necessidade de profissionalizar o setor. Esse é o principal objetivo da Les Roches: capacitar os alunos com um perfil profissional que possa responder às altas exigências das demandas da gestão hoteleira do século XXI. Deve ser um profissional poliglota, que domine a comunicação em todos os sentidos e os procedimentos da inteligência emocional; com experiência em estabelecimentos hoteleiros internacionais de renome; com habilidade e eficiência na gestão de pessoal e no exercício das competências de direção e liderança.

A indústria hoteleira tem mostrado grande capacidade em se adaptar aos avanços gerados pelo ambiente online, estabelecendo parâmetros sobre as preferências demonstradas por milhões de usuários de acordo com o tipo de consulta ou construindo sua oferta comercial depois de determinar os dias ou os destinos mais populares. Mais de 65% dos turistas em escala internacional reservam hotel através da Internet e esta tendência é crescente. Para o mundo da educação, e particularmente para o especializado em gerenciamento hoteleiro, o “big data” representa um instrumento fundamental para o desenvolvimento dos futuros profissionais, e deve estar presente na sala de aula.

Neste sentido, as instituições de ensino continuam avançando com novas ofertas educativas, como o Diploma de Pós-graduação em Direção de Marketing para Turismo de Luxo, que terá início neste ano em Marbella, na Espanha. Um programa desenhado para proporcionar, através da compreensão do impacto das novas tecnologias e tendências, as competências necessárias para liderar projetos de marketing orientados aos segmentos de classe alta, serviços exclusivos, produtos de alta qualidade e marcas de luxo. Gerência de SPA e estabelecimentos para a saúde na Suíça e o domínio em liderança são outras especialidades exploradas durante o curso.

Com esta formação, os alunos tornam-se profissionais capazes de enfrentar com segurança e confiança ao maior desafio deste setor, que é manter a rentabilidade dos estabelecimentos que gerenciam sem perder a qualidade.

São muitos os brasileiros, entre nossos estudantes e ex-alunos, que ouviram o chamado de uma carreira que tem demonstrado um alto grau de empregabilidade, cujas habilidades e experiência podem ser aplicadas em todos os quatro cantos do planeta. Com um mercado no auge, um alto nível de investimento e os desafios de ter os olhos do mundo voltados ao País por sediar os eventos esportivos mais importantes do mundo, a formação de profissionais com este perfil permitirá ao Brasil e à indústria capturarem os benefícios econômicos e de longo prazo gerados pelo alto e sustentável crescimento do setor.

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED