Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Feiras & Eventos
Mistura 2016 – O encontro das cozinhas milenares, em Lima, no Peru
Imagem do Artigo: Mistura 2016 – O encontro das cozinhas milenares, em Lima, no Peru

Os fornos começam a aquecer! A pouco mais de dois meses para se iniciar uma nova edição da maior feira da América Latina em torno da gastronomia, a Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega) adianta as novidades que trará a 9ª edição do Mistura. Conforme anunciado, a feira será realizada na Costa Verde de Magdalena del Mar, em Lima, capital do Peru, de 02 a 11 de setembro de 2016.

Este ano a feria terá como tema “O encontro das cozinhas milenares”, onde México, Índia, Marrocos e Peru serão os protagonistas. Segundo observou o presidente da Apega, Bernardo Roca Rey, cada um desses países vai expor as cozinhas de suas regiões e terá a presença de alguns de seus cozinheiros emblemáticos. “O trabalho tem sido árduo, mas temos conseguido que o Mistura comece a posicionar-se como uma feira de caráter internacional e que esteja no calendário gastronômico mundial”, manifestou.

Vários elementos unem a cozinha do Peru com as do México, Índia e Marrocos: esses três países, assim como o Peru, têm culturas gastronômicas milenares, grande biodiversidade e uma despensa de produtos exclusivos. Suas cozinhas são caracterizadas por uma variedade de pratos regionais que expressam a sua identidade cultural.

Em cada uma dessas culturas, o ato de cozinhar é considerado uma das atividades mais importantes, pois cumpre as funções sociais, festivas e ritualísticas. Além disso, como no Peru, em todos os demais lugares é possível desfrutar tanto da alta gastronomia quanto da cozinha popular.

 

Deleite de sabores

A proposta gastronômica do Mistura contará com aproximadamente 300 participantes entre fornecedores, donos de restaurantes e outras expressões culinárias como os famosos food trucks. A eles se somarão os pescadores-cozinheiros: um grupo de homens do mar que, além de pescarem, têm o talento de preparar pratos com excelente sabores. O Mistura contará com a presença das cozinhas regionais mais representativas do Peru, dos governos regionais para fortalecer o turismo gastronômico de suas regiões através de seus melhores chefs de cozinha.

 

Grande Mercado: Um coração recheado de “Menestras”

O coração da feira bate com grande força e bem alimentado. Em 2016, quando o Peru celebra o Ano Internacional das Leguminosas, o Grande Mercado contará com “Menestras” (como os típicos Cozidos brasileiros) representativas da biodiversidade como o pajuro ou poroto e pallares (tipos de feijão), tarwi ou chocho (tremoço), frejol (feijão), maní (amendoim) e garbanzos (grão de bico). A celebração às Menestras peruanas será protagonizada por seus agricultores e a Cozinha do Grande Mercado terá o prato típico como tema central. Neste espaço serão compartilhados segredos da melhor maneira de cozinhar os produtos pelos mestres das cozinhas populares tradicionais e pelos protagonistas da cozinha gourmet nacional.

O Grande Mercado também contará com um espaço mágico que renderá tributo à diversidade amazônica, ao cacau e ao chocolate, permitindo aos visitantes degustar e comprar produtos exclusivos de qualidade.

 

Mistura sustentável: aproveitamento máximo dos insumos

Esse ano o Mistura dará ênfase especial à sustentabilidade. Com relação à reciclagem, será feita a gestão de resíduos com a coleta de produtos que não tenham sido utilizados nos restaurantes da feira, com a realização de um ‘pop-up’ gastronômico, onde as pessoas poderão provar a experiência de comer o que estava prestes a ser descartado. Esta linha de trabalho também estará presente nos concursos para as novas promessas da gastronomia, que se tornará um dos principais pilares para a eleição do vencedor em aproveitamento máximo dos insumos.

 

Conferências e aulas práticas

Mais uma vez o Mistura contará com conferências e aulas práticas com demonstração de culinária no Auditório da Apega. Os grandes chefs do México, Marrocos, Índia e Japão estarão presentes juntamente com os melhores cozinheiros do Peru. A entrada será gratuita.

 

Ingressos antecipados à venda

Os ingressos antecipados do Mistura estão à venda em postos da empresa Teleticket localizados em todo o Peru e no site (http://www.teleticket.com.pe/tlk_formularios/frm_DetalleEventoPrecio.aspx?ceven=KzC3xoY4pbw=). Até o dia 15 de agosto os ingressos serão vendidos com descontos.

Mais informações sobre o Mistura 2016: http://mistura.pe/

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED