Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
Destinos
Peru Week traz cinco chefs peruanos para experiências gastronômicas em São Paulo
Imagem do Artigo: Peru Week traz cinco chefs peruanos para experiências gastronômicas em São Paulo

A Peru Week, principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru, chega à sua 6ª edição, de 07 a 22 de novembro, em todo o Brasil, com 200 ofertas de viagens ao Peru, diversas passagens aéreas em promoção e menus especiais com preços pra lá de convidativos, oferecidos por restaurantes peruanos espalhados pelas principais capitais brasileiras. Confirmando a sua abrangência e reforçando a fidelidade das empresas envolvidas, a Peru Week 2018 conta com a surpreendente participação de 164 empresas, sendo 99 operadoras de turismo, 62 restaurantes e três importantes companhias aéreas.

Quinoto. Foto: Marco Pinto

O sucesso das edições anteriores é refletido nos números que a Peru Week 2018 revela: o crescimento dessa edição é de 25% com relação à do ano passado. A campanha estará presente em 18 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, representada em 26 cidades. Entretanto, mesmo quem não mora nessas cidades poderá comprar pacotes de viagens e passagens aéreas das companhias Avianca, Copa Airlines e Latam, que disponibilizam bilhetes com tarifas especiais para Lima, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Manaus.

Promovida pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e pelo Escritório Comercial do Peru no Brasil, organismos vinculados ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, a Peru Week é considerada a principal plataforma para quem deseja programar as próximas férias, pois oferece pacotes de viagens aos principais destinos do país, como Lima, Ica (Nasca e Paracas), Arequipa (Colca), Cusco (Vale Sagrado e Machu Picchu), Puno (Uros e Taquile), Amazonas, La Libertad e Lambayeque, entre outros. Além de pacotes clássicos, a Peru Week 2018 também oferece roteiros temáticos, entre eles os gastronômicos, de aventura, cultura e de luxo, só para citar alguns.

E para saborear um pouco da reconhecida gastronomia peruana, uma das mais premiadas do mundo, a Peru Week 2018 conta com 62 restaurantes especializados na culinária peruana participando. Localizados nas principais cidades brasileiras, essas casas vão oferecer cardápios por preços promocionais, incluindo welcome drink preparado com Pisco (bebida típica peruana feita à base de uva), entrada, prato principal e sobremesa, durante os 16 dias da campanha (de 07 a 22 de novembro).

Trio de Leche de Tigre. Foto: Gustavo Meni

Um dos que participam das atividades é o chef Raúl Cenzano, proprietário da Cafeteria La Teoría de los 6 Cafés, e da escola especializada em pastelaria, a Paste101, ambas em Lima. Raúl ganhou recentemente um prêmio por um livro e um documentário que tratam de uma rota sustentável para produção e comércio de ingredientes nativos.

Quem também irá compartilhar seus conhecimentos durante a Peru Week é o chef José Luján, proprietário dos restaurantes Chullpi Machu Picchu, TaytaFe e Ayasqa, em Cusco; e autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Descubriendo el tarwi en la cocina”, este último escrito em parceria com a organização Slow Food. Luján, que passou pelos restaurantes DOM (São Paulo) e Astrid Y Gastón (Lima) e, atualmente, assessora os restaurantes Rinconcito Peruano, em São Paulo.

 

Chef peruana Mayra Flores, do restaurante Shizen Barra Nikkei, de Lima, é uma das convidadas da Peru Week. Foto: divulgação

Já a chef Mayra Flores, que comanda o restaurante Shizen Barra Nikkei, em Lima, sempre levou a culinária nas veias, tendo optado por abrir mão de estudar Direito para se dedicar integralmente à gastronomia. Depois de coletar diferentes experiências em sua profissão, Mayra se especializou na gastronomia nikkei (fusão das culinárias japonesa e peruana) e se juntou a outros dois chefs para abrir o Shizen Nikkei Food, com o objetivo de que a culinária peruana possa transcender ainda mais.

Ceviche. Foto: Vitor Buger

Enrique Paredes, proprietário do restaurante Barrakhuda, de Lima, cozinha desde os 12 anos de idade, influenciado pelos pais e priorizando vegetais e insumos regionais, e iniciou sua jornada gastronômica aos 17 anos. Sua proposta atualmente é mudar a forma de ver a cozinha marinha, tornando-a sustentável e experimental (com produtos de diferentes regiões do Peru), buscando gerar consciência com a pesca artesanal.

Fransuá Robles, formado pelo Instituto D’Gallia, participa como expositor em congressos gastronômicos no Peru, Estados Unidos, Itália e Japão. Robles foi chef corporativo do restaurante Isolina (13º da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2018) e é fundador do La Picante resto – mar, em Lima. As experiências com os chefs peruanos serão realizadas entre os dias 05 e 08 de novembro, em restaurantes participantes da Peru Week.

Experiências com chefs peruanos

• Aula gratuita – 05/11, segunda-feira, às 10h

O Instituto Brasil A Gosto, a FMU e a Foodpass promoverão um encontro para conhecimento e troca sobre as culturas culinárias brasileira e peruana. A palestra contará com o chef peruano Raúl Cenzano e o chef brasileiro Thiago Andrade (Brasil A Gosto). Eles apresentarão trabalhos de pesquisa sobre ingredientes nativos e tradições culinárias, com foco na diversidade dos seus países. Também participa do encontro o professor do curso de gastronomia da FMU, Moacir Sobral, especialista em cozinha brasileira, e a jornalista Bel Moherdaui.

Mayra Flores e Rolando Limo. Foto: divulgação

• Sabores do Norte e Cozinha Nikei – 07/11, quarta-feira, às 20h

O chef Rolando Limo (Qceviche! da Barra Funda) receberá a chef peruana Mayra Flores para uma noite de viagem gastronômica pela cozinha peruana. Juntos eles criarão um menu que explora os sabores da região Norte do país e também a gastronomia nikkei. Além do jantar, a chef Mayra demonstrará a receita para que todos possam fazer o típico prato Tiradito de Pescado, que será servido como uma das entradas.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/sabores-do-norte-cocina-nikkei

Ceviche. Foto Marco Pinto

• Os segredos do Ceviche | Rinconcito Peruano recebe chef José Luján – 07/11, quarta-feira, às 20h

Edgar Villar, fundador do Rinconcito Peruano, abrirá o seu mais novo restaurante para uma aula de Ceviche, no qual receberá o também chef peruano José Luján. Os dois ensinarão duas receitas do prato mais famoso do Peru: Ceviche tradicional e também a sua versão vegana. A aula será mão na massa e os alunos trabalharão em duplas, preparando os seus próprios Ceviches. Após a aula, os clientes continuarão degustando um menu único para o jantar, criado pelo chef Luján.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/os-segredos-do-ceviche-rinconcito-peruano-recebe-chef-jose-lujan

Tacu. Foto: Gustavo Meni

• Menu degustação Amazônia Peruana – 08/11, quinta-feira, às 20h

O chef peruano Enrique Paredes fará um menu degustação especial, no restaurante recém inaugurado Ama.zo, com pratos que mostram a riqueza da Amazônica peruana. O menu de 6 tempos trará ingredientes inusitados, trazidos direto da Amazônica para a mesa.

Saiba mais:  https://foodpass.com.br/evento/menu-degustacao-amazonia-peruana

Alfajor de maracujá. Foto: Marco Pinto

• La Mar e Fransuá Robles para Compartilhar – 08/11, quinta-feira, às 20h

Trata-se de uma mesa peruana que recria, no restaurante, a mesma atmosfera descontraída e acolhedora, numa divertida maneira de jantar. Nesta edição o chef Diego Zarazu (La Mar SP) receberá o chef peruano Fransuá Robles e, juntos, eles criarão um menu único, com pratos para serem compartilhados entre amigos, como se estivessem na sala de jantar de suas casas.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/la-mar-e-fransua-robles-para-compartilhar

Experiência com chefs peruanos na Peru Week: https://foodpass.com.br/projetos/peru-week

O site da Peru Week 2018 apresenta a lista completa das operadoras de turismo e das companhias aéreas participantes, com todas as informações referentes aos pacotes de viagens e às passagens aéreas para Lima, com os contatos das empresas e os valores. No site também é possível conhecer os restaurantes peruanos e seus respectivos menus promocionais, valores e endereços.

Informações completas Peru Week 2018: https://peruweek.com.br/

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED