Terça-feira, 22 de Maio de 2018
Destinos
Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, visita São Bento do Sul e Rio Negrinho para conhecer ações de fortalecimento do turismo na região
Imagem do Artigo: Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, visita São Bento do Sul e Rio Negrinho para conhecer ações de fortalecimento do turismo na região

O presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, esteve na última sexta-feira em São Bento do Sul e Rio Negrinho. Ele veio à cidade após convite do empresário da TBS, Jonathan Roger Linzmeyer, da empresa organizadora da Feistock – Feira de Móveis e Decorações. O objetivo da visita foi conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas em prol do fortalecimento do turismo na região. Durante almoço em São Bento, ele conversou com pessoas que estão trabalhando com o objetivo de criar um grupo de desenvolvimento turístico regional.

No encontro, o presidente da Santur destacou a importância se de trabalhar regionalmente o turismo. “Não existe mais cidade isolada. No mundo de hoje é assim, as cidades tem que se unir se quiserem chegar a algum lugar”, ressaltou ele. Walendowsky ressaltou que no último ano o Governo Federal cortou 73% de seu orçamento. “Por isso é mais importante que nunca a união”, observou.

Valdir reforçou a necessidade das cidades criarem um plano de desenvolvimento sustentável, para que assim possa haver um planejamento de ações e uma meta a ser alcançada. “Não interessa o tamanho da cidade, ela precisa estar organizada”, citou ele, ressaltando locais onde o plano já existe, como Foz do Iguaçu, e que viveu um “boom” turístico nos últimos anos, graças ao planejamento e a união de esforços das iniciativas privada e pública. “Segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo), o turismo é o único setor com curva ascendente até 2030. Outros setores não apresentam essa mesma curva”, disse Walendowsky.

Apoio

Para o diretor da TBS, é de fundamental importância a união de todos os envolvidos no turismo na região, para que São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre possam se destacar cada vez mais no cenário. Ele observou ainda a realização da Feistock, que em suas duas edições anuais, atrai um grande público turístico e de negócios à região. “São hotéis, postos de combustíveis, restaurantes, entre outros, que acabam se beneficiando da Feistock. Isso precisa ser pensando, e ações articuladas precisam ser realizadas, para que nossa região como um todo possa sair ganhando”, disse Jonathan.

Luiza da Silva, que junto com outras pessoas da iniciativa privada vem articulando a criação de um projeto regional de turismo, disse que um trabalho já vem sendo feito nos últimos tempos, mas que ainda há muito a se avançar. Ela citou que inicialmente o poder público municipal de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre ainda não foi convidado, pois primeiramente a iniciativa do fortalecimento deverá vir pelo setor privado. “Estamos iniciando esse movimento, mas reconhecemos que falta ainda bastante organização”, disse ela. Luiza citou que um comitê envolvendo os três municípios vem ganhando corpo, mas reconhece as dificuldades de se trabalhar regionalmente. “Estamos tentando quebrar essa cultura individualista. São só 20 quilômetros de distância entre Rio Negrinho e São Bento do Sul”, comparou.

O presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho, Germano Basso Júnior, também destacou a necessidade de se regionalizar o turismo, organizando e elaborando um planejamento estratégico para o setor. Já o deputado estadual Júlio Ronconi (PSB) disse que criou recentemente o Fórum Parlamentar de Desenvolvimento do Planalto Norte, que entre as frentes está o desenvolvimento do turismo. “Temos um grande potencial turístico. E trabalhando unidos só temos a crescer”, disse ele.

Walendowsky disse que a Santur está à disposição para ajudar no que for preciso no desenvolvimento turístico da região, e que a Secretaria de Turismo do Estado também pode fornecer técnicos para auxiliar no desenvolvimento de um plano de desenvolvimento estratégico.

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED