Destinos
Ranking da ICCA confirma Foz do Iguaçu em terceiro lugar na recepção de eventos internacionais no Brasil
Imagem do Artigo: Ranking da ICCA confirma Foz do Iguaçu em terceiro lugar na recepção de eventos internacionais no Brasil

Agora é oficial, Foz do Iguaçu se mantém como a terceira cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais. Localizada no oeste do Paraná, o destino está atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro no ranking 2014 da ICCA (Internacional Congress and Convention Association), divulgado oficialmente durante a IMEX Frankfurt, na última semana.

Para o Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, órgão que é responsável pelo trabalho de promoção e captação de eventos para o Destino, essa colocação é de extrema importância e rebate uma expectativa de que haveria uma retração, por conta do Mundial de Futebol da FIFA, realizado no Brasil em 2014, que diminuiu significativamente o número de eventos internacionais no país – de 315 (2013) para 291 (2014).

Fernando Martin, Presidente do ICVB, avalia que a Copa do Mundo ainda deverá trazer resultados positivos para o país. “A exposição que tivemos pelo mundo, aliada a uma boa impressão que o Brasil passou na organização, dará resultado ao longo dos próximos anos. De imediato, mostramos que podemos ser sede de eventos de grande porte. Toda essa exposição e mídia positiva, trarão reflexos e, obviamente, Foz do Iguaçu ganhará muito com isso”.

“Foz do Iguaçu não chegou a esse posicionamento da noite para o dia. Esse resultado demostra a importância e o empenho da Gestão Integrada do Turismo de Foz, formada por entidades em parceira com a Itaipu Binacional num trabalho que mudou e melhorou a imagem do Destino Iguaçu no cenário nacional e internacional, o que facilita a captação de eventos e novos visitantes”, destaca o presidente do ICVB.

Martin afirma que os números apontam um trabalho contínuo e refletem os últimos anos. “A posição de Foz do Iguaçu mostra a importância da reestruturação do destino e da participação de entidades como o ICVB, que começa a trabalhar os eventos anos antes de seu acontecimento, com incentivos para a escolha por nossa cidade. Um exemplo é o ISRM – Congress of the International Society for Rock Mechanics (Congresso da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas), que irá acontecer em Foz do Iguaçu em 2019 e teve seu processo de captação iniciado em 2012”.

Um terceiro lugar com status de primeiro
O gerente executivo do ICVB, Basileu Tavares, ressalta a relevância do terceiro lugar de Foz do Iguaçu. “Estamos atuando em um patamar de grandes centros, há anos a infraestrutura e a qualidade de serviços que Foz do Iguaçu oferece, nos permite ter um status de primeira colocada entre as não capitais, e se isso pode parecer pouco, no ranking divulgado este ano, somente entres as primeiras colocações, estamos à frente de 10 capitais”.

Para Tavares, essa colocação mostra que a entidade precisa manter o foco na captação, em busca de ampliar o número de eventos e se manter entre os primeiros, o que gera confiabilidade em organizadores de eventos para trazer seus eventos a Foz do Iguaçu. “Nossa entidade atua prioritariamente para atrair eventos da América Latina. Paralelamente nosso foco se volta para os eventos com vocação regional. A Itaipu Binacional, por exemplo, é reconhecida no mundo inteiro por ser uma obra de engenharia espetacular, o que facilita a atração de eventos técnicos”.

Ranking das cidades brasileiras que mais recebem eventos ICCA
1 – São Paulo (SP) – 66
2 – Rio de Janeiro (RJ) – 64
3 – Foz do Iguaçu (PR) – 16
3 – Brasília (DF) – 16
4 – Salvador (BA) – 14
5 – Fortaleza (CE) – 11
5 – Natal (RN) – 11
6 – Florianópolis (SC) – 9
6 – Porto Alegre (RS) – 9
7 – Recife (PE) – 6
8 – Curitiba (PR) – 4
9 – Belo Horizonte (MG) – 3
9 – Campinas (SP) – 3
9 – Gramado (RS) – 3
9 – João Pessoa (PB) – 3
10 – Belém (PA) – 2
10 – Búzios (RJ) – 2
10 – Goiânia (GO) – 2
10 – Londrina (PR) – 2
10 – Manaus (AM) – 2
10 – Ouro Preto (MG) – 2
10 – Pirenópolis (GO) – 2
10 – Santa Maria (RS) – 2
10 – Santos (SP) – 2

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED