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SCHULTZ reuniu agentes em convenção marítima
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Por Marcos Junior T. de Oliveira
Especial para o Mice Business

 

Foram quatro dias em alto-mar e no trecho entre o Porto de Santos (SP) e Salvador (BA) de 03 a 06 de março. Já na recepção no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, era perceptível a animação e interesse de muitos agentes de viagens de todo o Brasil pela convenção flutuante. A 10ª Convenção Schultz – realizada a bordo do navio Sovereign, da Pullmantur -, mostrou que setor de turismo está pronto para superar a crise econômica atual que assola o Brasil.

 

A Schultz Operadora é uma das empresas de turismo mais sólidas no Brasil, sua matriz fica em Curitiba (PR) e há 14 filiais pelas principais cidades brasileiras e uma em Lisboa, Portugal. Atende a 36 mil agentes de viagens, em 13 mil agências. Após estes números dá para entender a importância de uma convenção.

 

A convenção começou oficialmente na sexta-feira pela manhã com apresentação de Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz, para  aproximadamente 600 pessoas. Falando sobre a realidade e o crescimento, aproveitou para agradecer a todos os agentes pela parceria durante os 30 anos da empresa. “A melhor forma de saber que uma empresa está crescendo é falando com os fornecedores”, citou Aroldo comentando sua experiência de mercado.

 

Ele fez um apelo para que os agentes corram atrás e invistam em marketing digital e tenham mais dedicação aos clientes online. “A internet está aí para ajudar a nossa vida, mas ela tem limitações. Apostamos nas vendas online, mas desde que haja o suporte de um agente, pois ele é o intermediário entre o consumidor e a viagem dos sonhos dele. Por isso, somos defensores dos agentes e desenvolvemos soluções pensando neles”, relatou Aroldo. “Vocês precisam investir em boas parcerias de comunicação e em internet. A era mobile já chegou e temos que nos ajustar às novas tendências”, completou o presidente do Grupo Schultz exemplificando os diversos negócios que foram aparecendo com o crescimento da operadora.

 

As novidades apresentadas pela empresa, e por fornecedores, foram ao encontro das necessidades dos agentes de viagens presentes e abriram caminho para consolidação de novos roteiros e reformulação de estratégias comerciais. “Mesmo em período de crise, tivemos adesão acima das expectativas, principalmente porque não era um evento de turismo. O foco foi total em trabalho, troca de informações, capacitação técnica e lançamento de produtos. Os agentes pagaram para participar, o que mostrou o quanto estão comprometidos”, exemplificou Schutz.

 

Com este foco, uma das novidades da Schultz na convenção foi a Página do Agente. Trata-se de um perfil que todo agente Schultz pode ter, além do site da sua empresa, para fazer sua apresentação pessoal, colocar suas fotos, vídeos e características que o diferenciem dos concorrentes. Todo profissional da área que trabalha com a Schultz já tem esta página disponível.

 

As P.O.T.A´s (Personal Online Travel Agency) também form destacadas. POTA é uma possibilidade da agência de viagem, seja ela física ou online, de associar seu site à plataforma da Schultz e oferecer aos clientes facilidade na hora do orçamento, compra e pagamento por meio digital, mas sem descartar o atendimento personalizado. Entre as vantagens, as agências contam com e-mail, marketing personalizado, disparo de e-mails, pacotes exclusivos e conteúdos de viagens.

 

Outra inovação é o MyPota, aplicativo da Schultz para facilitar a vida do agente de seus clientes. Para o consumidor, é um aliado porque ele pode comprar online, onde e quando quiser, sem perder a assessoria e a segurança que um agente de viagem pode oferecer. Já o agente pode ficar disponível 24 horas para o cliente e vender até mesmo quando está dormindo. O grande objetivo é dar liberdade com tranquilidade ao cliente e, ao agente de viagem, permitir que venda a qualquer hora ou dia.

 

Entre os roteiros, um dos destaques foram os Small Groups, destinados a grupos de até sete pessoas. O primeiro deles será para Portugal, com a possibilidade de abertura para outros países. É um modelo que oferece aos passageiros maior flexibilidade, pois podem se juntar em grupos com interesses em comuns. Além disso, o trajeto é feito em vans, que chegam a lugares em que ônibus não entram.

 

As novidades dos fornecedores

 

O espanhol Luis Garcia, presidente da Europamundo, participou com muita garra e apresentou como destaque o próprio Small Groups, que vai trabalhar em Portugal com a Schultz. Entre os roteiros, a atenção maior foi para o Oriente, especialmente o Japão, com opções voltadas para oferecer experiências diferentes aos turistas. “Viajar não é apenas ver o lugar, é sentir os cheiros, vivenciar e experimentar. Por isso, os roteiros são pensados naquilo que o viajante quer de diferente, explorando principalmente cultura e história”. A Europamundo oferece pacotes de 7 a 13 dias por todo o território japonês.

 

Leonel Reyes, diretor corporativo do Hard Rock Hotel na América Latina, apresentou quatro hotéis: um na República Dominicana (Punta Cana) e três no México (Cancún, Vallarta e Riviera Maya). Para incentivar os agentes a vender, o Hard Rock ofereceu recompensa em dinheiro. Por meio do site www.myamplifiedrewards.com, o agente cadastra a reserva e ganha a partir de US$ 75 quando o hóspede confirmar a entrada no hotel. Outro incentivo é a promoção que daré uma viagem ao agente que mais comercializar produtos Hard Rock Hotel até a feira da ABAV, em setembro.

 

Para a alegria dos agentes de viagens a bordo do navio Sovereign, o Beto Carrero World levou personagens da DreamWorks, como Shrek e Fiona, para uma apresentação e sessão de fotos. O parque temático anunciou a aliança comercial com a Schultz, que a partir de agora passa a vender o parque como o principal destino em Santa Catarina. “Confiamos muito na Schultz e temos certeza de que esta parceria será duradoura” apontou a gerente de Vendas do parque, Ana Claudia Pegorara.Todas as atrações do complexo turístico estarão disponíveis no site da Schultz (www.schultz.com.br)  ainda em março, em pacotes que já incluem  ingressos.

 

“Ao contrário da concorrência, se você contratou seguro de 50 mil dólares e tem uma ocorrência neste valor, ainda assim você estará coberto caso aconteçam outras ocorrências dentro do valor contratado”, afirmou Luciano Bonfim, diretor de vendas da Vital Card Seguro Viagem (pertencente ao Grupo Schultz). A empresa apresentou o atendimento direto das equipes comercial e operacional a 100% dos vouchers, cinco canais de atendimento, doenças preexistentes sem custo adicional (único cartão a oferecer isso), seguro complementar para a bagagem além do estipulado pela empresa aérea, entre outros.

 

“É a terceira vez que a Air Europa participa da Convenção da Schultz. Já estivemos nas anteriores e o que foi muito importante para ampliar o leque da nossa empresa do Oiapoque ao Chuí através da Schultz”, afirmou ao Turismo de Minas, Luís Sobrinho, gerente geral da Air Europa no Brasil. A voadora aposta em sua nova identidade para crescer o número de viajantes de negócios e a novidade para 2016 é a chegada de quatro aviões Boeing 787 Dreamline. Elas devem ser incorporadas à frota em maio, junho, setembro e novembro.

 

Alexandre Zachello, diretor da Pullmantur no Brasil disse que receber a convenção da Schultz foi uma operação que começou em 2015. “Iniciamos uma conversação na convenção de Gramado e Canela e deu tudo certo para recebermos os 600 agentes de viagens aqui a bordo do Sovereign”, frisou Zachello. “O Sovereign será revitalizado nos próximos meses e queremos enfatizar nossos roteiros pelo Caribe Sul com o navio Monarch”, completou o executivo da Pullmantur. Entre 04 de novembro de 2016 e 28 de abril de 2017, o Monarch fará roteiros de sete noites por Puerto Limon (Costa Rica), Cólon (Panamá), Cartagena das Índias (Colômbia), Montego Bay (Jamaica) e Grand Cayman (Ilhas Cayman). A empresa continuará atuando no Brasil, mas não sabe se com escritório próprio ou através de um representante.

 

Muitos negócios à vista

 

“Pela boa receptividade que sentimos dos participantes, prevemos um aumento nas vendas de até 40% pelos próximos quatro meses”, disse Aroldo Schultz. A 10ª Convenção Schultz também foi muito oportuna para negócios e abriu as portas para melhorar as vendas no setor. Giselle Makinde e Janaina Araújo, representantes do Curacao Tourist Board foram duas que confirmaram a boa participação. “Com a Schultz, agora a nossa meta é fortificar o nome Curacao no mercado, ainda mais porque vamos lançar em breve um curso à distância para ensinar os agentes a vender o destino”, frisou Janaina.

 

Único destino internacional a participar da Convenção Schultz, a ilha de Curaçao está lançando no final deste mês um curso de ensino à distância (EAD) sobre a ilha. A ferramenta, que poderá ser acessa no endereço www.curacaoead.com.br, foi desenvolvida pelo Escritório de Turismo de Curaçao e é destinado à capacitação dos agentes de viagens do Brasil.

 

Uma proposta impactante deixou todos os agentes de viagens interessados na futura convenção da Schultz. Denise Amaral, gerente regional de Vendas – Região Sul do Grupo Palladium ao apresentar o Resort Palladium Imbassay propôs ao Aroldo Schultz que a 11ª Convenção fosse realizada no empreendimento em 2017.

 

Patrocinadores

 

A realização da 10ª Convenção, a Schultz Operadora contou com o patrocínio da Vital Card – Seguro de Viagem, Schultz – Vistos Consulares, Europamundo Vacaciones, QBE, Beto Carrero World, Ministério de Turismo de Curaçao, Hard Rock, Vento Sul, Gol Linhas Aéreas, Amadeo Travel Solution, Air Europa, Arar Tour, Avis Budget, Carrusel, Conextur, First Premium Travel, Gartour Destination Company, Genesis Tours, Inn Paris, Carrani Tours, Palladium Hotels & Resorts, Proyecto Europa, Pullmantur, Royal Air Marroc, Sato Tours, Tap Portugal, Trump Hotel Collections, Verdesicilia Tour Operator, TZ Seguros, TZ Systems, Governo de Pernambuco e All Brazil.

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