Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Feiras & Eventos
Setores de festas, parques e natal não são afetados pela crise
Imagem do Artigo: Setores de festas, parques e natal não são afetados pela crise

Para o consumidor, ouvir falar do Natal antes mesmo do meio do ano parece loucura. O que ele não sabe é que para encontrar os produtos nas prateleiras a partir de meados de outubro, o varejo precisa fazer seus pedidos desde já. O mesmo vale para shopping centers, hotéis e demais estabelecimentos que precisam entrar no clima do fim de ano para cativar seus clientes.

Se depender do resultado colhido pela maioria dos 110 expositores da Natal Show, realizada em São Paulo de 30 de maio a 2 de junho, a instabilidade econômica não deve afetar os negócios deste setor.

Os quatro dias foram de intensa movimentação de lojistas e compradores corporativos nos corredores e estandes da feira. Isto porque a quase totalidade das árvores de Natal, bolas, velas, guirlandas, iluminação, presépios, bonecos, arranjos, fitas e demais artigos é importada.

“Os expositores viajam no começo do ano para conhecer as novidades e trazem suas amostras para a feira. É daqui que saem os pedidos que vão abastecer o varejo a partir do terceiro trimestre”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. “Os lojistas sabem que o estoque é limitado e que não dá para comprar depois da feira, porque os fornecedores já terão fechado o processo de importação”.

Segundo o executivo, esta peculiaridade do mercado concorre para o sucesso da feira, que cresce a cada nova edição – a área deste ano é 36% maior que a de 2014. Outro motivo, que deve blindar o setor do aperto fiscal, é a força da tradição. “Mesmo com orçamento apertado, as famílias não vão deixar de enfeitar suas casas e se reunir para comemorar o Natal. Confiante nisso, o varejo veio à Natal Show se preparar para atender esta demanda”.

 

Festas

Realizada simultaneamente, a Expo Parques e Festas também foi marcada por corredores e estandes cheios, milhares de novidades de diferentes segmentos ligados ao entretenimento – parques (brinquedos e jogos eletrônicos, cenografia, infláveis, equipamentos), festas (artigos e decorações, balões e acessórios, lembrancinhas, presentes) e doces (confeitos, snacks e equipamentos) – e oficinas assistidas por centenas de visitantes.

Boa parte dos 150 expositores considerou o resultado de sua participação “surpreendente”. Para eles, considerando o atual cenário de instabilidade econômica, o volume de negócios fechados e prospecção de novos clientes ficaram acima do esperado.

Na avaliação do presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, isso se deve a uma característica deste mercado. “Mesmo em momentos de controle de gastos, o consumidor dá um jeito de apertar o orçamento familiar para comemorar algumas datas especiais. O diferencial da Expo Parques e Festas é oferecer um mix abrangente, para todos tipos e tamanhos de festas, o que faz com que lojas e bufês venham aqui se abastecer para atender seus clientes”.

 

Parques

O segmento de produtos e equipamentos para parques de diversões também foi um diferencial da feira, já que a oferta destes itens cresce a cada edição. Para Abdala, é uma questão de tempo para que o setor se desenvolva em sua plenitude no país. “Quando este momento chegar, a Expo Parques e Festas já deu mostras de que estará preparada para atender o mercado”.

Na opinião de Francisco Donatiello Neto, presidente da ADIBRA, “a Expo Parque e Festas, aliada ao Fórum ADIBRA, possibilita o encontro, maximiza os negócios e proporciona a troca de ideias entre os players do setor de parques, sempre necessária e indispensável”. “Agradecemos à Francal, que tem se esforçado para promover esse evento anual, tão importante para o desenvolvimento da indústria de entretenimento”.

Juntas, Expo Parques e Festas, a Natal Show recebeu 32.055 profissionais do setor de todos estados brasileiros e também do exterior. O número representa um acréscimo de 20% sobre a visitação da edição 2014. No ano que vem, as feiras acontecem de 3 a 6 de junho, no Expo Center Norte.

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED