Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
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Vendas das associadas Abracorp recuam 2,3% em 2015
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A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou os dados consolidados das transações realizadas em 2015, cotejados com os resultados de igual período de 2014. No cômputo geral, a movimentação das 29 agências associadas Abracorp resultou em faturamento de R$ 11.458.570.130 em 2015, contra R$ 11.725.449.831 de 2014. O resultado foi apresentado no dia 28 de janeiro aos empresários das agências de viagens associadas, em reunião realizada no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

“O resultado mostra um quadro já detectado pela Abracorp na pesquisa extraordinária realizada entre outubro e novembro de 2015. Considerando o impacto da desaceleração da economia nacional como um todo, a oscilação do resultado do faturamento das agências associadas à Abracorp é nada alarmante. Cabe lembrar que, no atual cenário, os clientes das nossas TMCs pisaram no freio em termos de viagens de executivos a negócios. Porém, as agências associadas Abracorp também estão empenhadas em reduzir custos e aprimorar a qualidade do atendimento, obtendo assim a conquista novos clientes”. A análise é do presidente em exercício da Abracorp, Rubens Schwartzmann.

O resultado de R$ 11,4 bilhões em 2015 compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (37,6%) e internacionais (28,2%); hotelaria nacional (19,5%); serviços diversos (8,8%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (3,8%), locação nacional (1,6%) e internacional (0,3%).

Recuo no aéreo doméstico é de 6,3% no corporativo

O segmento aéreo doméstico registrou queda de 6,3% na emissão de bilhetes e de 11% no faturamento com a venda dos mesmos. Nesse contexto de oscilação negativa, destaque para a performance da Avianca, com variação positiva de 8,2% na emissão de bilhetes. Cabe também registrar o desempenho das companhias menores nesse quesito, com crescimento de 127,2%. Pela ordem, a oscilação negativa na emissão de bilhetes ocorreu com a TAM (-11,9%), Azul (-10%) e Gol (-7,2%).

Em faturamento, a Avianca registrou crescimento de 8%. O recuo em faturamento ficou distribuído entre TAM (-17%), Gol (-15%) e Azul (-10%). No entanto, o conjunto das companhias menores registrou crescimento de 147%.

Na composição do market-share, em número de bilhetes emitidos, a liderança ficou com a Gol (31,6% do total), seguida da TAM (29,9%), da Azul (24,2%) e da Avianca (11,4%). Já a distribuição do bolo relativo ao faturamento é encabeçada pela TAM (32%), Gol (29,9%), Azul (26%) e Avianca (9,8%). Nota-se que TAM e Gol invertem posições em termos de bilhetes emitidos e faturamento.

Market share do aéreo internacional

A movimentação comercial, apurada em reais, registrou liderança da TAM (16,3%), seguida pela American Airlines, com 12,3%. A categoria “demais empresas” obteve 10,4%, seguida pela Lufthansa (9,5%), Airfrance (8,5%), British Airways (6,4%) e United (6,3%) – considerando aqui os principais destaques. Quanto ao número de bilhetes vendidos, mesmo com a redução de 7,2% em 2015, o faturamento da movimentação aérea internacional para as agências cresceu 0,6% em relação a 2014.

Hotelaria nacional: room nights crescem, faturamento permanece

Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou aumento de 7,2% em room nights (quantidade de diárias comercializadas). O faturamento se manteve praticamente inalterado, com variação de -0,02%. Os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto outras redes aumentaram a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%); Outras Redes ficou (18,2%); Accor (10,1%); Atlântica (7,5%) – considerando os que lograram o melhor desempenho.

Hotelaria Internacional

Os Hotéis Independentes lideraram os números de room nights, com aumento de 29,5%. O item Outras Redes também conheceu incremento de 13,7%. Já as redes Accor, IHG e Hilton registraram declínio em 16%, 14,7% e 11,1% – respectivamente.

Locações de veículos

O estudo da Abracorp indica que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 55,4% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (15,5%); Outras (11,8%); Hertz (9,4%). No segmento de locação no mercado internacional, a liderança é da Hertz (43,4%), seguida de Outras (28,6%) e da Avis (27,3%). Fato positivo aqui é que há sinais de que as associadas Abracorp tem ampliado esforços para que a locação atinja níveis de participação similares aos Estados Unidos, onde a locação representa em torno de 4,5% do total dos gastos com viagens corporativas.

Meios de pagamento

No segmento aéreo, o pagamento com cartão liderou, com 63,3%. Já o formato de pagamento faturado ficou com 34,9%. Pagamento direto somou 1,8%. O American Express respondeu por 31,7% das transações, seguido por Visa (16,4%) e Master Card (13%). No segmento de hotelaria e serviços, prevaleceu o pagamento faturado, com 56,5%. Seguem pagamento direto (21,9%) e por meio de cartão (21,6%). Em relação a 2014, o pagamento faturado recuou 15% e por meio de cartão, cresceu 34%. Muito importante observar que o cartão de crédito avança para ser um efetivo meio de pagamento, em substituição ao mecanismo faturado, já ultrapassado nos Estados Unidos.

Principais destinos

A somatória de 10 cidades representa 94% dos principais destinos nacionais. A liderança é de São Paulo (32%), seguida de Rio de Janeiro (19%) e Brasília (10%). Nos destinos internacionais, EUA representam 29%. Santiago é o principal destino sul americano, superando Buenos Aires. As cidades de Miami (16%); Paris (10%); Santiago (10%) e Nova Iorque (8%) são aquelas que lideram em termos de destinos mais visitados.

Confira tabelas e gráficos

https://drive.google.com/file/d/0B-qiVCvWmi7jbjZOa0JKenE2ck0/view?usp=sharing

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