Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
Feiras & Eventos
WTM Latin America 2015 abriu suas portas com pavilhões de exposição lotados, programação variada de eventos e feedback positivo dos profissionais do turismo
Imagem do Artigo: WTM Latin America 2015 abriu suas portas com pavilhões de exposição lotados, programação variada de eventos e feedback positivo dos profissionais do turismo

O primeiro dia da WTM Latin America, que abriu suas portas na quarta-feira (22) no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa, foi prestigiado por expositores, compradores e visitantes que lotaram os pavilhões desde o início da feira. O movimento foi intenso durante todo o dia, com retorno positivo dos profissionais, que elogiaram o novo endereço, as iniciativas e a programação variada do evento. Nick Pilbeam, diretor de Divisão de Viagens da Reed Exhibitions desde o começo deste ano, fez questão de vir ao Brasil para acompanhar  esta terceira edição da feira.

Reifer de Souza Junior, diretor comercial da Maringá Turismo, conseguiu fazer bons contatos em sua estreia na WTM Latin America. “Estamos aqui pela primeira vez e já posso afirmar que este é um evento fundamental para estabelecer novos negócios e parcerias. Realizamos algumas reuniões hoje e pudemos perceber o alto nível de profissionalismo de quem nos procura. Aproveitamos ainda a presença de fornecedores de destinos e serviços para estreitar relações e promover intercâmbios”, afirmou ele, que expõe na área de Turismo Corporativo realizada em parceria com a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas).

Alexander Haim, Gerente de Vendas da companhia de navegação Royal Caribbean, que participa desde a primeira edição, afirmou que estar no evento é sempre uma experiência positiva. “Entendo que seja uma oportunidade de estabelecer relações e identificar oportunidades, e, nos dias subsequentes, restabelecemos os contatos e fazemos negócios. Hoje mesmo uma empresa de eventos corporativos nos procurou e já agendamos uma data para conversarmos sobre a realização de um cruzeiro corporativo. Sem dúvida, a WTM Latin America é uma importante vitrine.”

Em sessão exclusiva para os jornalistas, Alexis Frick, Analista de Pesquisa da Euromonitor International, líder em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, apresentou o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em parceria com a empresa. Entre as principais tendências reveladas está o crescimento e o fortalecimento do turismo religioso no Brasil – de acordo com dados do Ministério do Turismo, 7,7 milhões de viagens domésticas foram motivadas pela fé no ano passado. Frick explicou, por exemplo, como a eleição do Papa Francisco, que é argentino, renovou o catolicismo em toda a América Latina.

O estudo ainda apontou que o turismo receptivo da região terá crescimento considerável até 2018 e que as viagens em família são as preferidas dos latino-americanos. Entre 2006 e 2014, os passeios desse tipo se tornaram a maneira mais comum de os argentinos viajarem para o exterior. Em relação ao Brasil, o mesmo ocorre desde 2010. Já no Peru e na Colômbia, viajar com a família representa quase a metade do total de viagens de lazer para o exterior em 2014.

Outra conclusão do relatório é que os hotéis de luxo registram as taxas de ocupação mais altas nos países do Caribe. Por causa disso, as redes de hotéis do segmento têm aumentado os investimentos nesse destino.

Na sessão Meet the Media, espaço de networking exclusivo para imprensa e expositores, estiveram presentes cerca de 60 veículos de comunicação de várias partes do Brasil e do mundo, além de blogueiros integrantes da ABBV (Associação Brasileira dos Blogs de Viagem). “Foi fantástico. Todos os nossos associados tiveram a oportunidade de contatar diversos produtos de turismo ao mesmo tempo”, afirmou Silvia Oliveira, presidente da ABBV. “É muito útil esse contato com vários expositores em um só lugar”, complementou Giorgio Maggi, jornalista do L’Agenzia di Viaggi, veículo italiano especializado no trade de turismo.

Constanza Leiva, Gerente de Marketing para a América Latina da rede chilena Tierra Hotels, reforçou a importância da ação para conseguir espaço em variados veículos de comunicação. “Alguns jornalistas que já conheciam nosso destino nem imaginavam as novas opções que temos. Eles ficaram encantados”, destacou Rodrigo Mattije, da assessoria de imprensa do Iguassu Convention and Visitors Bureau. “Divulgamos nossa rede de hotéis e a referência que somos no Rio de Janeiro”, destacou José Geraldo Filho, coordenador comercial da rede Windsor Hotéis. “Foi importante para otimizar o tempo que todos os expositores tenham vindo até nós”, completou Daniel Piske, diretor da revista “Viajes”, da Venezuela.

O painel “Tendências dos Mercados Latino-Americanos de Viagens e Turismo e o Impacto do Turismo Digital”, promovido pela empresa de pesquisas especializada no mercado de viagens PhocusWright, revelou que a América Latina concentra 7% do mercado de turismo mundial, sendo que as compras online representam 4% desse  montante. O número total de vendas de viagens online e offline mostra que Brasil e México são os destinos mais procurados, seguidos por Colômbia, Argentina, Chile e Peru. Colômbia e Peru tiveram o maior crescimento de vendas online no último ano – de 20% e 22%, respectivamente. O crescimento da América Latina em 2014 foi de 16%, desbancando Europa e Estados Unidos, regiões que concentram a maior fatia de turismo mundial, com 8% e 9%, respectivamente.

Durante o Fórum de Turismo de Lazer da Braztoa, outra atração do primeiro dia da WTM Latin America 2015, Gil Giardelli, professor da ESPM, falou sobre a importância dos dados para o crescimento das companhias e como isso pode funcionar também para empresas de turismo.

Já no Painel da OMT (Organização Mundial do Turismo) sobre Rotas de Turismo, o diretor Márcio Favilla destacou que os principais desafios de integração entre regiões e países passam pela facilitação dos vistos e pela conectividade aérea e terrestre entre os destinos.

Para completar os destaques da rica programação, na palestra “Porque o turismo responsável faz sentido do ponto de vista comercial”, Harold Goodwin, conselheiro de Turismo Responsável do portfólio WTM, abordou três casos em que a sustentabilidade ajudou a aumentar a visitação e a ocupação: Bonito, no Mato Grosso do Sul; o Parque dos Sonhos, em Sorocaba, interior de São Paulo; e os hotéis Inkaterra, do Peru. Isabel Barnasque, representante do Ministério do Turismo do Brasil, também falou sobre os projetos de sustentabilidade apoiados pelo Governo Federal, como o Viaja Melhor Idade.

“Ficamos muito satisfeitos com a abertura da edição 2015 da WTM Latin America. Recebi feedbacks positivos, o que reforça a sensação de que consolidamos nosso papel e que vamos alcançar resultados ainda melhores do que os conquistados em 2014. Estamos com ótimas expectativas para os próximos dois dias”, afirmou Lawrence Reinisch, Diretor da feira.

 

Sobre a WTM Latin America 

A WTM Latin America, realizada em São Paulo, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que inclui também a World Travel Market, o Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em www.wtmworld.com. 

 

Compartilhe:

Apoiadores
©2018 Rent My Brain
Desenvolvido por SIXSIDED